No Brasil, a acupuntura começou a se tornar popular nos anos 1990 e, atualmente, é utilizada amplamente como tratamento complementar para diferentes tipos de patologia.
O tratamento tem origem na China Antiga, sendo uma terapia milenar utilizada em diferentes países do mundo.
A acupuntura utiliza como método a aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde.
Ela também atua no bem estar mental e psicológico, principalmente, quando atua no tratamento de dores de cabeça.
A aplicação das agulhas é feita em regiões específicas para tratar diversas doenças físicas ou emocionais. Atua muito para o paciente diminuir dores de sinusite, enxaqueca, artrite e melhorar o sistema imunológico.
Com a aplicação das agulhas não ocorre dores e nem marcações na pele do paciente, pois as agulhas são bastante finas e não criam incômodo no tecido epitelial e nem muscular.
As agulhas estimulam as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos desviando a mensagem da dor para o cérebro, dessa forma também apresenta ação analgésica ou anti-inflamatória.
No Brasil e no mundo, há várias comprovações científicas a favor da acupuntura. Em nosso país ela é utilizada como tratamento complementar ao tratamento clínico médico convencional.
O tratamento atua diretamente para a redução de dores de cabeça, dores no corpo, para a cura de gengivite, faringite, sinusite, rinite, resfriado, asma, bronquite, conjuntivite, miopia, gastrite, acidez estomacal, úlcera, prisão de ventre e diarreia.
Além das doenças físicas, o tratamento é indicado para doenças e distúrbios emocionais como ansiedade, excesso de estresse ou depressão.
A terapia da acupuntura pode ser usada em pessoas de diferentes idades, peso e altura. O tratamento deve usar agulhas descartáveis para eliminar os riscos de transmissão de doenças.
É importante procurar um profissional certificado e competente na área, que saiba seguir e obedecer as normas da Anvisa que obriga à utilização de material descartável.
Dentre os principais benefícios da acupuntura podemos citar a melhora na circulação sanguínea, o fortalecimento do sistema imunológico, diminuição da necessidade de usar remédios, prevenção de doenças, aumento da expectativa de vida, diminuição dos problemas hormonais, melhora o distúrbios de sono, controle de sintomas da depressão e ansiedade, incentiva o relaxamento, combate o estresse, rejuvenesce a pele e equilibra a saúde do coração.
A terapia pode ser procurada diretamente pelo paciente ou indicada por um profissional de saúde para o tratamento de problemas digestivos, neurológicos, oftalmológicos e distúrbios emocionais.
Por outro lado, a terapia não é indicada para paciente que apresentam doenças hematológicas, principalmente relacionadas com a coagulação. As pessoas alérgicas à material de metal também devem evitar o tratamento.
Mas, na maioria dos casos, a acupuntura não oferece riscos e e nem feitos colaterais. Podem ocorrer aparecimentos de efeitos adversos leves, como dor no local em que as agulhas foram colocadas e sonolência.
Portanto, a técnica é milenar e seguro, sendo indicada para diferentes patologias e dores. A acupuntura ajuda a equilibrar a saúde física e mental melhorando a qualidade de vida do ser humano independente da idade e do estilo de vida.