Sabemos que cuidar das costas e da coluna é fundamental para a saúde e bem estar da pessoa. Para quem sente dores nas costas pode ser impossível trabalhar, estudar e viver uma vida normalmente com qualidade.
Sentir dores nas costas é ruim, pois essas dores prejudicam as atividades laborais e domésticas do cotidiano. Porém , é possível amenizar as dores e evitá-las como novos hábitos de vida e até mesmo procurando um médico para realização de tratamentos.
O que é lombalgia?
Esse mal estar sintomático refere-se a um conjunto de dores e má postura que afetam a região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia.
Não é considerada uma doença, mas um determinado tipo de dor que envolve várias causas. Geralmente, as dores irradia para as pernas podendo causar dificuldades para caminhar e até mesmo dormência.
Causas
Geralmente, as causas estão ligadas à má postura e fatores genéticos. A má postura ocorre no momento para se sentar, deitar ou até mesmo para se posicionar para pegar algo no chão.
Muitas vezes, a dor aparece durante as atividades laborais, quando a pessoa trabalha de maneira apressada pegando muito peso em excesso.
Por outro lado, a lombalgia pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose ou por fatores emocionais.
Níveis das dores
A lombalgia pode apresentar dois níveis básicos de dor, a aguda e a crônica. A dor aguda aparece em situações de muito esforço físico em pessoas de diferentes idades.
A dor crônica geralmente acontece entre os mais velhos, nesse caso a dor não é tão intensa, porém é quase permanente.
Na maioria dos casos, a lombalgia é identificada a partir de avaliação médica. Na maioria dos casos as dores podem ser controladas com medicamentos e com exercícios físicos direcionados.
Porém, para a recuperação é orientado repouso absoluto e se for deitar procurar posição fetal com as pernas encolhidas. Quando as dores são agudas não é indicado fazer exercícios fortes com tração, manipulação, RPG, cinesioterapia e alongamento fixo.
Vale ressaltar, que os remédios e anti-inflamatórios devem ser receitados por um médico especializado. Lembrando que quanto mais bem feito o repouso e o tratamento, menos medicamentos serão necessários para o paciente.
A lombalgia pode ocorrer também em crianças e adolescentes, porém enquanto que na fase adulta das lombalgias tem causas e tratamentos simples, a dor lombar no adolescente é incomum e de causas que devem ser investigadas cuidadosamente.
Em todas as idades é indicado se preocupar com a postura correta, seja em casa, no trabalho ou na escola. Em casos de exercício físico é importante fazer a prática com a ajuda de um profissional de educação física sob indicação médica, porém não faça ginástica na fase aguda da dor.