A moxaterapia é oriunda da medicina tradicional chinesa que pode ser usada no lugar da acupuntura por utilizar os meridianos de energia para fins terapêuticos.
Os especialistas em medicina chinesa afirmam que os fatores ambientais como frio, vento e umidade são grandes causadores de doenças.
Para quem tem medo de aplicar as agulhas da acupuntura no corpo, a moxaterapia é uma ótima alternativa. Em relação à acupuntura alguns pacientes possuem medo ou ansiedade em virtude do mito das agulhas causarem algum tipo de dor.
A moxabustão promove o equilíbrio do corpo, conhecido como homeostase, desobstruindo os bloqueios de energia. Mas, diferente da acupuntura, ao invés de agulhas, utiliza aplicações de calor nos pontos meridianos do corpo humano.
Esse tratamento é indicado para as seguintes situações e doenças:
– Dores musculares
– Relaxamento físico e mental
– Estresse
– Ansiedade
– Constipação
– Insônia
– Dores nos joelhos
– Asma
– Problemas digestivos
– Dores nas costas
– Resfriado
– Sinusite
– Problemas menstruais
No procedimento do tratamento, a moxaterapia é utilizado um bastão que tem como principal matéria prima uma erva chamada de Artemísia. Essa erva gera uma fonte de calor que quando bem distribuído causa um formidável efeito terapêutico.
No procedimento, o bastão é aceso e o terapeuta deixa-o aproximadamente 1 cm de distância da pele do cliente. A distância pode variar conforme a tolerância do paciente.
A aplicação do calor da erva é indolor e não há risco de cair cinza nas regiões muito menos o risco de queimadura de pele.
O tratamento não possui contra indicações iniciais, porém não pode ser utilizado em:
– Pessoas com febre;
– Pessoas alcoolizadas;
– Pessoas com queimaduras;
– Pessoas com feridas abertas ou traumas recentes;
– Mulheres grávidas;
O tratamento deve ser feito por um profissional habilitado em acupuntura e autorizado.
Por ser uma terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa é uma técnica que se baseia nos conhecimentos dos meridianos de energia utilizados na acupunctura.
Esse tratamento é muito aplicado na medicina oriental com a capacidade de remover bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelo corpo.
É indicada para dores musculares,estresse,ansiedade, insônia,depressão, relaxamento físico e mental, constipação,dores nos joelhos,sinusite, problemas menstruais e constipação.
Portanto, trata-se de um tratamento seguro que não deve substituir o tratamento médico clínico convencional, mas pode ser usado como alternativa para a melhora do bem estar do paciente.
O tratamento pode também evitar a incidência de novas doenças através do alívio das dores existentes e da capacidade mental e corporal da pessoa.